Anderson Maia dos Santos, nasceu no Rio de Janeiro no dia 19 de fevereiro de 1971, no hospital de Nossa Senhora da Piedade, filho de Maria Leda Maia dos Santos e Durval Antônio Dias dos Santos. Viveu sua infância em Nilópolis, se formou em técnico de Contabilidade, entrou para Aeronáutica no ano de 1990 onde ficou por 4 anos servindo as Forças Armadas. No ano de 1997 prestou concurso para Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, onde ingressou no ano seguinte em 1998 a Corporação. Anderson Maia dos Santos tem um filho do seu primeiro casamento no Rio de Janeiro, Alexander da Silva Santos. Casado com a Paratiense Roberta Mello de Alcântara formam uma Família com seus dois filhos Marina Mello sua (enteada) e Allan Mello.
Designado a trabalhar na Cidade de Paraty, Anderson Maia dos Santos (Santos Coquinho), trabalhando pela PMERJ, foi homenageado pelos seus comandantes, a partir daí foi convidado a trabalhar na Câmara Municipal de Paraty, como segurança dos parlamentares, que veio a receber do amigo Adilson Coxado vereador da época uma Moção de Aplausos pelo belíssimo serviços prestados a casa legislativa, a partir desse momento passou a se interessar pela política da cidade, começou um trabalho junto a população em vários setores inclusive no esporte com adolescentes, veio a ser candidato pela primeira vez no ano de 2004, e ficou como suplente perdendo a eleição por apenas 10 votos, na época foi convidado para assumir a secretaria de Defesa Civil, Guarda e Trânsito da cidade ficando a frente da referida secretaria até o ano de 2008, na qual exerceu brilhantemente suas funções saindo apenas para ser candidato a vereador de novo e foi eleito seguindo até o ano de 2012, seu trabalho junto as comunidades nunca parou.
No ano de 2012 assumiu a Secretaria de Ordem Pública do Município de Paraty, no ano de 2015 teve uma breve passagem a frente da Secretaria de Esporte e Lazer, onde desenvolveu um belo trabalho nessa área, afirmando sempre o melhor para o Município. No ano de 2016 vieram novas eleições municipais, foi eleito novamente a vereador da cidade Paraty, assumiu a Cadeira da Presidência da Câmara, no mesmo ano esteve a frente da Prefeitura Municipal de Paraty por 10 dias como prefeito interino. No ano de 2024 vieram novas eleições municipais e foi eleito com 588 votos.